5 de ago. de 2013

Os desafios da energia no Brasil


Quais são as questões fundamentais para o desenvolvimento do setor energético brasileiro no atual contexto nacional e internacional? De que maneira a energia pode ser um fator decisivo no desenvolvimento econômico e social do país? Quais são os grandes desafios a serem vencidos para que a energia possa servir de alavanca para esse desenvolvimento?
Para responder a essas questões o Grupo de Economia da Energia realizará no próximo mês de outubro o seminário: Os desafios da energia no Brasil.
Esse fórum de debates, reunindo especialistas do setor produtivo, do governo e da universidade, se dará em dois dias, e está estruturado em torno da discussão de seis grandes temas e duas grandes questões decisivas para a evolução do setor energético brasileiro.
O Contexto Energético Internacional: Um Mundo em Transição 
O primeiro grande tema é a inserção do debate brasileiro no debate energético internacional. Nesse sentido, quais são as grandes tendências e dilemas do cenário energético internacional?
Duas questões fundamentais definem o atual contexto energético internacional: segurança energética e mudança climática. Os diferentes Estados Nacionais encaram de maneiras distintas essas duas questões e, principalmente, a problemática correlação existente entre elas. Essas percepções distintas geram estratégias distintas, que interagindo umas com as outras vão desenhando os cenários possíveis de evolução desse contexto. Essa pluralidade de percepções, estratégias e evoluções configura um quadro no qual o processo de transição entre a atual economia baseada no uso intensivo dos combustíveis fósseis e uma futura economia sustentada nas energias renováveis é acima de tudo indefinido e aberto, com várias trajetórias, conteúdos e tempos de duração possíveis.
Analisar as possibilidades de evolução do setor de energia no mundo hoje implica analisar essas várias possibilidades de transição, desenhadas a partir dos movimentos estratégicos dos principais atores presentes na cena energética, principalmente, os países, ou conjunto de países, cruciais nessa evolução.
Principais temas:
a inserção do debate brasileiro no debate energético internacional.
setor elétrico.
setor de gás.
setor de petróleo.
mercado de combustível no Brasil.
futuro dos biocombustíveis.
Os Desafios da Matriz Energética Brasileira
O desenvolvimento da matriz energética nacional se caracterizou por uma elevada participação das fontes renováveis de energia (hidroeletricidade e biomassa) num contexto de competitividade. A trajetória desta matriz nos últimos anos coloca em questão estes atributos. O contexto do setor energético recente demonstra uma maior dificuldade para conciliar os atributos de energia limpa e competitiva e com a segurança do abastecimento.
O objetivo deste debate é identificar os dilemas a serem conciliados para garantir um desenvolvimento sustentável da matriz energética nacional. Alguns desafios deverão ser abordados pelos debatedores: i) como não retroceder na diversificação da matriz energética dentro do novo contexto de abundância de petróleo trazido pelo Pré-Sal; ii) como viabilizar o aproveitamento do restante do potencial hidráulico nacional; iii) como se tornar um protagonista no esforço de inovação tecnológica nas energias do futuro; iv) Como retomar a competitividade do suprimento de energia no Brasil num contexto de restrições colocadas pelas mudanças climáticas; v) como garantir a segurança de abastecimento da oferta de energia no Brasil.
Fonte/mais informações: Ambiente Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário