Cenário suposto para bagaço: etanol 2G x eletricidade (carro elétrico)
Etanol 2G:
1. conversão do bagaço em etanol: 80%
2. rendimento: 0,43 kg de etanol/kg de bagaço seco
3. eficiência média de um motor a etanol: 25%
4. energia disponível no eixo do motor a etanol: 1,9 MJ/kg de bagaço seco.
Eletricidade:
1. eficiência de conversão da energia do bagaço em energia elétrica (ciclo de Rankine): 30%
2. eficiência do motor e rede elétrica que vai utilizar esta energia: 80%
3. energia disponível no eixo do motor elétrico: 4,9 MJ/kg de bagaço seco.
Comparando-se as opções, verificamos que no caso da eletricidade, teríamos disponível no eixo do motor elétrico mais do que o dobro da energia disponível no motor a etanol, o que equivale a uma distância percorrida no segundo caso, duas vezes maior que no primeiro, com o mesmo combustível primário, o bagaço.
Cálculos realizados pelo Prof. Josmar Pagliuso e Márcia Osaki.
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