18 de set de 2013

USP sobe 12 posições e fica em 127º lugar no QS World University Ranking

Essa é a melhor colocação alcançada pela Universidade desde que o ranking foi criado, em 2004, e confirma sua posição de liderança entre as universidades latino americanas

A USP ganhou 12 posições e passou da 139ª para a 127ª colocação no QS World University Ranking 2013. A Universidade é a única instituição brasileira a figurar entre as 200 melhores do mundo e também é a latina americana melhor colocada. No topo da lista ficaram o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e a Universidade Harvard, ambos dos Estados Unidos, e a Universidade de Cambridge, do Reino Unido.

O resultado foi divulgado no dia 9 de setembro na página do Quacquarelli Symonds (QS), instituto britânico especializado em educação superior e carreiras. O ranking avalia cerca de 2 mil instituições de ensino superior em todo o mundo e classifica as 700 melhores, considerando indicadores como reputação acadêmica, reputação entre os empregadores, taxa de professores por estudantes, citações e taxas de professores e alunos estrangeiros.

Ao todo, 22 instituições brasileiras figuram na lista. A segunda universidade brasileira mais bem colocada é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocupa a 215ª posição, e a terceira, é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 284º.

Além do ranking geral, a USP também se destacou nos rankings específicos da instituição. No QS University Ranking para a América Latina 2013, publicado em maio, a USP manteve a primeira colocação pelo terceiro ano consecutivo. Já no QS World University Rankings by Subject 2013, cinco áreas de concentração da Universidade foram avaliadas entre as melhores do mundo: Agricultura e Silvicultura, na 24ª colocação; Filosofia, que subiu da 44ª para a 41ª; Estatística e Pesquisa Operacional, que passou do 48º para o 41º lugar; Educação, na 45ª colocação, e Comunicação e Estudos Midiáticos, que está no 48º lugar.

A lista completa das universidades pode ser consultada na página do ranking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário