1 de fev. de 2013

A Sinergia Entre Invenção e Inovação


Você sabe a diferença entre uma inovação e uma invenção ? A história de como “adquiriu” a interface de comando desenvolvida pela Xerox  ilustra muito bem esta questão.
No início, os computadores eram comandados por meio de instruções digitadas numa interface do sistema operacional. Por exemplo, para ver a lista de diretórios digitava-se “dir” e para renomear um arquivo o comando era o “ren”. No Windows experimente abrir o “Prompt de Comando” que fica nos “Acessórios” e digite “tree” e veja o que acontece. (Não se preocupe !) Ou seja, os comandos eram passados para o computador da mesma forma como conversamos com alguém através de mensagens no celular. Hoje isso está muito mudado. Os comandos do computador são encaminhados através de uma interface gráfica (GUI) contendo ícones, botões, links, etc., que são selecionados e acionados através de um mouse. Este sistema, GUI + mouse, não foi inventado por Steve Jobs da Apple como reza a lenda, mas sim pelos pesquisadores do PARC, um centro de pesquisas da Xerox em Palo Alto nos EUA.




Entre outras coisas eles desenvolveram a impressão a laser, o protocolo Ethernet e a programação orientada-objeto, tecnologias cujos efeitos disruptivos sentimos até hoje. O problema é que o pessoal do PARC era muito bom para inventar coisas, mas tinha grande dificuldade em gerar lucro através de novos produtos que incorporassem estas novas tecnologias. É aí que entra Steve Jobs. Na época a Apple surfava no sucesso do Apple II, mas atava para lançar o Apple Lisa quando o Steve Jobs fez uma visita ao PARC e conheceu o sistema GUI+mouse. Resultado: o cientista responsável (Larry Tesler) foi contratado pela Apple e seis meses depois o Apple Lisa foi lançado com essa nova interface gráfica.


O interessante é que nesta mesma época a Microsoft lançou o Windows baseado no mesmo conceito que Bil Gates também tomou “emprestado” da Xerox. Histórias paralelas a parte, o fato é que a sociedade como um todo ganhou muito com essa interação entre inventores e inovadores. Se você quiser saber mais clique nos links a seguir. Vale a pena !
http://www.youtube.com/watch?v=OC3qFtgeogE
http://www.extremetech.com/computing/104661-how-steve-jobs-stole-the-mouse-and-gui-video


Nenhum comentário:

Postar um comentário