26 de mai de 2015

Centros virtuais de pesquisa em agricultura serão financiados

A FAPESP anunciou a participação em uma chamada internacional de propostas para a criação de centros colaborativos virtuais para pesquisas sobre o uso de nitrogênio na agricultura.

A chamada “Virtual Joint Centres in Agricultural Nitrogen” integra as atividades do Newton Fund nos conselhos britânicos Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC) e Natural Environment Research Council (NERC) e envolve parceiros no Brasil, na Índia e na China.

No Brasil, a chamada tem apoio da FAPESP e de outras fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs) e articulação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A chamada visa a exploração de modos para sustentar e melhorar os níveis atuais da produção de colheitas com menores gastos energéticos e com a redução de impactos ambientais. Também objetiva encorajar pesquisas inovativas que permitam colheitas de alta produtividade com menor uso de fertilizantes à base de nitrogênio.

A chamada está aberta a propostas de atividades de pesquisas na forma de Centros Colaborativos Virtuais com até três anos de duração. Pesquisadores podem desenvolver múltiplas propostas, mas elas devem enfocar trabalhos colaborativos entre pesquisadores em São Paulo com parceiros no Reino Unido.

De modo a financiar as propostas selecionadas, as instituições britânicas participantes na chamada oferecem até £3.5 milhões, com contrapartida equivalente das instituições brasileiras.

Propostas submetidas à FAPESP deverão seguir as normas de Auxílios à Pesquisa em Projetos Temáticos, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou São Paulo Excellence Chair (SPEC). Cada Centro Colaborativo Virtual poderá contar com múltiplos auxílios em São Paulo.

Os projetos aprovados poderão ter até 36 meses de duração. As propostas deverão ser enviadas à FAPESP até o dia 22 de julho de 2015.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/9477

Fonte: Fapesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário