17 de abr. de 2015

Pós-doutorado em Engenharia Mecânica na Unicamp com bolsa da FAPESP



O Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado no projeto Estudo conceitual de um motor avançado a etanol. A data-limite para inscrições é 30 de abril de 2015.

O projeto é apoiado pela FAPESP e pela Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda. (PCBA) por meio do Programa FAPESP Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

Resultante de acordo de cooperação entre a FAPESP e a PCBA para constituição do Centro de Pesquisa em Engenharia "Prof. Urbano Ernesto Stumpf", este projeto inicial possui duração prevista de quatro anos, mas o apoio ao Centro poderá se estender por até dez anos.

O objetivo principal deste projeto é desenvolver conceitos tecnológicos aplicados a motores dedicados a etanol, que possam aumentar de forma significativa sua eficiência em todos os regimes de operação.

Os candidatos devem possuir doutorado na área de Termodinâmica Aplicada – Motores de Combustão Interna e interesse científico no uso de biocombustíveis em motores de combustão interna.

Adicionalmente, os candidatos devem, além de excelente currículo, ter conhecimento avançado em temas como análise de ensaios de motores, simulação de desempenho de motores e tecnologias de ponta para aplicação em motores (downsizing, turboalimentação, uso de EGR, comando de válvulas variável etc.).

O bolsista estará envolvido no desenvolvimento de pesquisa científica e na orientação de estudantes de pós-graduação.

O selecionado receberá Bolsa de Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 6.143,30 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mas informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado de FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Mais informações sobre esta oportunidade podem ser obtidas em http://fapesp.br/oportunidades/778 ou com o professor Waldyr Luiz Ribeiro Gallo, coordenador do projeto, pelo e-mail gallo@fem.unicamp.br.

Para o mesmo e-mail devem ser enviados os documentos necessários para a inscrição: carta de apresentação pessoal, curriculum vitae, descrição de trajetória profissional e/ou acadêmica e duas cartas de recomendação.

Fonte: Fapesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário