3 de set. de 2014

Baterias 'alimentadas' por açucar podem durar 10x a mais que baterias de Lithium-ion

Fonte: http://www.alternative-energies.net/


Pesquisadores do Cell Free Bioinnovations Inc. (CFB) da Virginia Tech desenvolveram uma pesquisa que visa viabilizar o uso do açúcar como matéria-prima para as baterias. Eles demonstraram com sucesso a conversão da energia química armazenada em substratos de açucar em eletricidade, no que vem sendo chamada de "sugar biobattery"

Segundo Y. H. Percival (chefe de pesquisa do CFB na Virginia Tech) em entrevista para o site Live Science em 29 de agosto a biobateria pode armazenar aproximadamente 15 vezes mais energia e durar 10 vezes mais que uma bateria de lithium-ion. De acordo com a entrevista a biobateria, além de ser mais eficiente, é também mais barata de produzir, recarregável, ambientalmente amigável, e não é inflamável.

Pesquisas utilizando açucar como matéria-prima para baterias já vem sendo realizadas por outros centros de pesquisa, como apresentado por esta reportagem de 2012 "Batteries could soon be powered by sugar".

De acordo com os pesquisadores do CFB este tipo baterias movidos a açúcar podem servir como fontes de energia verde da próxima geração, especialmente para eletrônicos portáteis.

O artigo contendo a pesquisa pelo CFB foi publicado em janeiro deste ano na Nature Communitions.

Fonte:
http://www.livescience.com/47628-sugar-powered-battery.html
http://www.nature.com/ncomms/2014/140121/ncomms4026/full/ncomms4026.html#author-information
https://uk.news.yahoo.com/battery-powered-sugar-run-ten-times-longer-lithium-122814252.html#alyAV7y


Nenhum comentário:

Postar um comentário