18 de jan. de 2014

Matemático encontra solução parcial para a equação Navier-Stokes



Como já noticiado em vários meios de comunicação (link1link2), um matemático cazaque chamado Mujtarbay Otelbayev disse ter encontrado uma solução "satisfatória" para a equação Navier-Stokes.

Mujtarbay Otelbayev é professor universitário e diretor do Instituto Matemático da Universidade Nacional Euroasiática de Almaty.

Otelbayev publicou a solução em um artigo chamado "A existência de uma boa solução da equação Navier-Stokes", publicado pela Revista Matemática cazaque.

Neste LINK é possível encontrar o artigo de 100 páginas, no entanto, é preciso saber cazaque para entender toda a explicação feita por Otelbayev.

O que pode ser verificado (ainda não existe tradução para o inglês) é que o documento afirma provar a existência de solução em um fluido incompressível sobre condições de contorno periódicas (Periodic boundary conditions). Isto não significa ainda que temos a fórmula analítica para a solução geral. Mas, isto não tira o mérito do artigo. Se a solução apresentada por Otelbayev for comprovada será uma grande conquista. Vamos aguardar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário