11 de nov. de 2013

FAPESP e Braskem lançam nova chamada de propostas

A FAPESP e a Braskem lançaram nova chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação mantido pelas instituições. As propostas serão recebidas em fluxo contínuo até 6 de novembro de 2014.

Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, no Estado de São Paulo. Aplicam-se as condições e restrições do Programa FAPESP de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

Entre os diversos temas relevantes para a chamada estão: Processos de síntese de intermediários, monômeros e polímeros a partir de matérias-primas renováveis, derivadas da cadeia produtiva dos biocombustíveis; Aplicações inovadoras de estruturas usando laminados de compósitos reforçados com fibra de carbono em segmentos estratégicos; Desenvolvimento de métodos analíticos para avaliação de contaminantes em nafta; Obtenção de poliolefinas e olefinas, novas propriedades e processos; Impressão 3D com utilização de PEAD.

As propostas deverão buscar soluções novas e criativas, relevância imediata, disseminação e comunicação, e propriedade intelectual dos resultados.

O total de recursos para atender às propostas selecionadas na chamada é de R$ 10 milhões. Os projetos de pesquisa selecionados poderão ter duração de até 36 meses.

A chamada está disponível em: www.fapesp.br/8262

Nenhum comentário:

Postar um comentário