24 de jan de 2013

USP lança programa de estímulo à inovação


Voltado para a comunidade externa da USP, o objetivo do programa, apoiado pela FAPESP, é orientar inventores, empreendedores, pesquisadores e microempresários na condução de projetos de inovação tecnológica e, se necessário, auxiliar na identificação de parceiros na própria universidade que possam ajudar a realizá-los. “A USP tem cerca de 6 mil pesquisadores, em todas as áreas do conhecimento, e 80 mil alunos, distribuídos pelos campi da universidade no Estado de São Paulo”, ressaltou Maria Aparecida de Souza, diretora técnica de propriedade intelectual da Agência USP de Inovação. “Com certeza, inventores, empreendedores, pesquisadores e empresas podem encontrar na universidade parceiros para auxiliá-los no desenvolvimento de seus projetos de inovação tecnológica”, disse Souza, durante o workshop “Diálogo sobre apoio para inovação na pequena empresa”, realizado no dia 20 de dezembro, na FAPESP. Feito em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o objetivo do evento foi esclarecer dúvidas dos representantes das empresas que apresentaram ou têm interesse em submeter projetos ao Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) antes do dia 1º de fevereiro – o prazo final para apresentar propostas para o primeiro ciclo de análise do programa em 2013.
Criado em 1997, o PIPE apoia projetos de pesquisa para inovação em microempresas e empresas de pequeno porte, com até 250 empregados, sediadas no Estado de São Paulo. Os projetos de pesquisa selecionados para o programa, em qualquer área do conhecimento, deverão ser desenvolvidos por pesquisadores que tenham vínculo empregatício com essas empresas ou que estejam associados a elas para sua realização. Um dos principais objetivos do PIPE hoje é estimular a aproximação e a cooperação entre empresas e universidades para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam resultar em inovações e novos negócios.
Para receber auxílio da Agência USP de Inovação, os interessados deverão realizar agendamento no site www.inovacao.usp.br/apoio/formulario.html.
Mais informações: www.inovacao.usp.br/apoio/
Veja a reportagem completa no site da Fapesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário