21 de jan. de 2013

III Workshop Internacional de Verão – Energy, Economy and Environmental Policy Modelllng



III Workshop Internacional de Verão – Energy, Economy and Environmental Policy Modelllng

18 a 22 fevereiro 2013 – 8h30 às 18h30

Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP – Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289 – Cidade Universitária, São Paulo – Sala de Seminários.

O evento será desenvolvido em inglês e em português sem tradução.

Inscrições exclusivamente com Sra. Dorothy Nagato; no e-mail  workout@workoutenergy.com.br

O workshop pretende investigar os fundamentos da modelagem de políticas específica para o setor de energia e suas correlações com as questões ambientais (enfocando principalmente as emissões de gases de efeito estufa) e as questões macroeconômicas.

Os conceitos básicos e as diferentes abordagens usadas na modelagem de políticas energéticas e ambientais serão explorados, desde os modelos tecnologicamente detalhados, do tipo bottom-up, até os modelos economicamente detalhados, do tipo top-down, com várias técnicas incluídas. A ênfase é colocada sobre as técnicas de equilíbrio econômico agregado, as quais são desenvolvidas a partir da utilização de aplicativos computacionais consagrados e que serão exercitados em sala de aula.

O conceitos de curva de aprendizado será explorado nos processos de modelagem como um meio de simular os custos futuros de novas tecnologias energéticas. A teoria microeconômica de produção é introduzida e integrada à modelagem, buscando-se uma representação realística da economia de energia e de suas interações.

O workshop segue a tradição do Programa de Pós-Graduação em Energia do IEE/USP e seu PRH-04, de promover Escolas Intensivas de Verão, com a integração de professores da USP e colegas internacionais, com aulas parcialmente em português e inglês, com vocações empíricas e que completam a formação dos participantes em diferentes tópicos da economia de energia e suas relações ambientais e sociais. Essas iniciativas são apresentadas de forma que os participantes possam se familiarizar com metodologias consagradas tanto no meio acadêmico como nos mercados de trabalho do planejamento energético.

Veja a programação no site do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário