13 de dez. de 2010

Aluno do NETeF recebe Menção Honrosa no 18o SIICUSP

Mateus Fernando Geremias é um dos dois estudantes da EESC que acabam de ser agraciados com Menção Honrosa no 18o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, realizado de 16 a 19 de novembro no Campus Butantã. A solenidade de entrega dos certificados acontecerá no dia 16 de dezembro de 2010 às 10h00, “Auditório FEA-5”, no Prédio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária – Campus da Capital – SP. PARABÉNS!

Orientador: Oscar M. H. Rodriguez.

Título do Projeto. Levantamento de Perfis de Velocidades em Escoamento Estratificado Líquido-líquido via Velocimetria por Imagem de Partículas (PIV)

Resumo. Os processos industriais que envolvem o transporte de misturas multifásicas possuem potencial de aperfeiçoamento, sobretudo no tocante ao dimensionamento de linhas, seu monitoramento e controle. O padrão de escoamento estratificado óleo-água é bastante comum na indústria do petróleo, por exemplo: em poços de produção direcionais ou oleodutos multifásicos. Entretanto, existem poucos estudos na literatura relacionados ao levantamento dos perfis de velocidades das fases e sua função com as propriedades físicas dos fluidos, regime de escoamento ou ângulo de inclinação da tubulação. Não foram encontrados trabalhos, por exemplo, quanto ao efeito da força da gravidade sobre os perfis de velocidade em linhas ascendentes ou descendentes, embora, nesse caso, provavelmente ocorra uma razão de deslizamento significativa entre as fases. Do ponto de vista da mecânica dos fluidos, o objetivo deste trabalho é o levantamento experimental de perfis de velocidade axial da fase aquosa em função das coordenadas radial e azimutal e o estudo da influência do ângulo de inclinação do tubo sobre os perfis. O PIV será instalado junto à linha multifásica inclinável e transparente (vidro) do Núcleo de Engenharia Térmica e Fluidos (NETeF) do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), onde será simulado o escoamento estratificado óleo-água. Um sistema de visualização com índice de refração calibrado foi desenvolvido para viabilizar o uso da PIV através da tubulação de vidro. O foco é escoamentos em tubulação horizontal e levemente inclinada de misturas de óleo viscoso (100 cP) e água. Temos como objetivo final o levantamento de um banco de dados experimentais abrangente, contemplando vazões das fases, fração volumétrica in situ e velocidade axial da fase aquosa, w = w(r, θ), para diversas inclinações. Do ponto de vista técnico, com os dados coletados pretende-se aprimorar modelos para previsão da instabilidade hidrodinâmica do padrão bifásico estratificado, o que possibilitará a geração de cartas de fluxo mais acuradas, assim contribuindo para a otimização da produção de petróleo, gás e seus derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário